Home » Dieta e Nutrição » 7 passos para aprender a gostar de legumes e verduras

7 passos para aprender a gostar de legumes e verduras

Para aprender a comer de tudo e mudar hábitos alimentares o mais importante é não desistir e saber que demora algum tempo até o paladar mudar e aceitar novos alimentos como chuchu, abóbora, jiló e brócolis, por exemplo.

É essencial aprender a variar a alimentação e arriscar novos sabores, pois mesmo alimentos aparentemente ruins como jiló e brócolis são ricos em nutrientes que melhoram a saúde e bom funcionamento do organismo.

As dicas para aprender a comer de tudo são:

1. Persistir, não desistir

É preciso persistir nas tentativas de gostar de algum alimento, pois é preciso pelo menos 10 a 15 tentativas para que o paladar se habitue e perca a aversão pelo alimento. Não é porque você só provou uma vez, que precisa excluir esse alimento da sua dieta. Experimente novamente depois de alguns dias.

Experimentar o mesmo alimento pelo 10 vezes

Experimentar o mesmo alimento pelo 10 vezes

2. Variar as receitas

Deve-se variar o modo de preparo dos alimentos para mudar o sabor e as combinações com temperos e outros acompanhamentos no prato, pois assim você tem mais chances de acertar e agradar o paladar. Por exemplo: Se você não gostou de chuchu cozido, experimenta colocar pedacinhos de chuchu quando fizer carne de panela, por exemplo. Se não gostou da beterraba crua na salada, experimente comer a beterraba cozida e fria na salada ou cozinha-la junto do feijão.

Usar a criatividade para variar as receitas e o modo de preparo dos alimentos

Usar a criatividade para variar as receitas e o modo de preparo dos alimentos

3. Iniciar com pequenas quantidades

Para experimentar novos alimentos ou tentar gostar de algo que normalmente se tem aversão, deve-se iniciar tentando comer em pequenas quantidades. Colocar uma colher de beterraba ou brócolis no prato já é o suficiente para os primeiros dias de tentativa, pois insistir com grandes quantidades pode aumentar ainda mais a rejeição. Uma outra boa dica é colocar um pedacinho do vegetal e bater no liquidificador com suco de laranja, por exemplo. Coe e beba a seguir.

Aumentar a quantidade do alimento aos poucos, iniciando com pequenas porções

Aumentar a quantidade do alimento aos poucos, iniciando com pequenas porções

4. Misturar com alimentos que gosta

Misturar um alimento ruim com outro bom é uma ótima dica para aprender a gostar do novo sabor. O alimento gostoso vai ajudar a modificar o sabor da preparação, aumentando a aceitação do alimento ruim. Por exemplo: Se você não gosta de berijela cozida porque acha a consistência estranha, experimenta colocar algumas fatias de berinjela dentro de uma lasanha.

Misturar alimentos que não gosta com alimentos que gosta

Misturar alimentos que não gosta com alimentos que gosta

5. Fazer pratos bonitos

Preparar o alimento com uma boa aparência estimula o desejo e a vontade de comer, pois primeiro se come com os olhos. Faça pratos coloridos, com detalhes no formato e adicione molhos para aumentar o apetite. Por exemplo: Se é difícil gostar de saladas, experimente preparar um prato bem bonito com alface, tomate, cebola, rúcula e depois adicione pedaços de frutas que você gosta e regue com um molho de sua preferência. Aos poucos vá diminuindo a quantidade do molho para diminuir as calorias do prato e ir se acostumando com o sabor das verduras.

Fazer preparações bonitas para aumentar a vontade de comer

Fazer preparações bonitas para aumentar a vontade de comer

6. Colocar ervas aromáticas

Além da boa aparência, é importante tentar fazer preparações com um bom aroma, adicionando ervas e temperos que aumentam a vontade de comer, como limão, gengibre, curry, salsa, cebolinho ou coentro. Se puder ter estas ervas em casa, para colher na hora, o aroma será ainda melhor, mas se enquanto estiver cozinhando ficar com um cheiro muito forte, tente diminuir a quantidade que está usando, pois o que importa é o resultado final.

Colocar ervas aromáticas para realçar o cheiro do alimento

Colocar ervas aromáticas para realçar o cheiro do alimento

7. Evitar o excesso de alimentos doces e gordurosos

Alimentos doces e gordurosos são fáceis de gostar e viciam o paladar, fazendo com que novos sabores sejam rejeitados. Assim, deve-se evitar o consumo de refrigerantes, fast food e doces para que o seu paladar aprenda a gosta de alimentos com sabores menos intensos.

É fácil fazer uma criança gostar de biscoitos e batatas fritas de pacote e pode parecer difícil fazer com que ela coma frutas, legumes e verduras. No entanto todas estas dicas podem ser usadas para ajudar as crianças a comer de forma mais saudável e nutritiva, adequando seu paladar.

Evitar o consumo excessivo de açúcares e gorduras

Evitar o consumo excessivo de açúcares e gorduras

No entanto, se mesmo após persistir bastante o alimento continua a ser recusado e a causar mal estar durante a refeição, pode-se investir em outros alimentos saudáveis que também sejam nutritivos, pois o segredo da alimentação saudável está na variedade, e não apenas em um ou outro produto.